INTRODUÇÃO À ENGENHARIA


Julgue as afirmativas abaixo:

I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso de Engenharia Civil no Instituto Militar de Engenharia (IME), ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Artur Bernardes, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 30 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com mais de 1.200 (mil e duzentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 50 modalidades diferentes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Todas as sentenças são falsas.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença IV é falsa.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa que contém as corretas:

I – Projeto por inovação é o que surge da utilização de conhecimentos ainda não completamente experimentados.

II – Um projeto é o resultado de um elaborado planejamento, que demanda não apenas conhecimentos técnicos, mas também certa dose de criatividade e, muitas vezes, inovação.

III – Quando são alteradas apenas características do produto para uma nova utilização ou melhor adaptação, podemos dizer que é um projeto por evolução.

IV – O resultado de pesquisas científicas e tecnológicas é um exemplo de projeto por inovação.


 As afirmativas II e IV são corretas.


As afirmativas II, III e IV são corretas.


Apenas a afirmativa IV é correta.


As afirmativas I, III e IV são corretas.


As afirmativas I, II, III e IV são corretas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da síntese do Método Científico:


Observação, Hipótese, Experimentação e Teoria


Teoria, Hipótese, Experimentação e Observação


Teoria, Experimentação, Observação e Hipótese


Teoria, Hipótese, Observação e Experimentação


Experimentação, Observação, Hipótese e Teoria

Saber utilizar métodos de comunicação (escrita e oral) eficientes, ter aptidão para trabalhar em uma equipe multidisciplinar e manter contínua aprendizagem ao longo da vida para um constante aprimoramento profissional são:


Competências gerais de um engenheiro.


Qualidades particulares de um engenheiro.


Habilidades intelectuais de um engenheiro.


Habilidades práticas de um engenheiro.


Conhecimentos específicos da área da engenharia.

Gilberto Freyre, a partir da proposta de participação conjunta de sociólogos, antropólogos, artistas, pensadores, poetas, cientistas e até místicos na compreensão dos problemas urbanísticos e na definição de soluções, sugere que esses atores podem contribuir de que forma nas propostas de diferentes formas de ocupação?


Ele sugere que esses atores podem contribuir com uma visão que vá além da técnica e da especialidade, colaborando com uma criatividade humanística e holística, e que seja pensada e aplicada em prol do bem-estar social e de uma forma brasileira de convivência democrática e, até certo ponto, igualitária.


Ele sugere que esses atores podem contribuir com uma visão técnica e específica, colaborando com uma criatividade humanística e holística, e que seja pensada e aplicada em prol do bem-estar privado e de uma forma brasileira de convivência democrática e, até certo ponto, igualitária.


Ele sugere que esses atores podem contribuir com uma visão que vá além da técnica e da especialidade, colaborando com uma criatividade humanística e holística, e que seja pensada e aplicada em prol do bem-estar privado e de uma forma internacional de convivência democrática.


Ele sugere que esses atores podem contribuir com uma visão técnica e específica, colaborando com uma criatividade humanística e holística, e que seja pensada e aplicada em prol do bem-estar social e de uma forma brasileira de convivência aristocrática.


Ele sugere que esses atores podem contribuir com uma visão que vá além da técnica e da especialidade, colaborando com uma criatividade limitada, porém pensada e aplicada em prol do bem-estar social e de uma forma internacional de convivência democrática e, até certo ponto, igualitária.

Números, equações e símbolos podem ser expressados de maneiras diferentes em um texto dependendo de fatores como: localização na frase, contexto, tipos de símbolos, entre outros. Sabendo-se disso, analise as frases abaixo:

I - A velocidade do automóvel aumentou 2 vezes antes do acidente.
II - Esta é a décima quinta explosão do ano.
III - Maria foi reprovada pela 5ª vez na sétima série.
IV - Na aula de hoje, metade dos alunos dormiram.

Assinale a alternativa em que esses elementos foram escritos CORRETAMENTE:

Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença IV é verdadeira.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Números, equações e símbolos podem ser expressados de maneiras diferentes em um texto dependendo de fatores como: localização na frase, contexto, tipos de símbolos, entre outros. Sabendo-se disso, analise as frases abaixo:

I - A velocidade do automóvel aumentou duas vezes antes do acidente.
II - Esta é a décima quinta explosão do ano.
III - Maria foi reprovada pela 5ª vez na sétima série.
IV - Na aula de hoje, ½ dos alunos dormiram.

Assinale a alternativa em que esses elementos foram escritos CORRETAMENTE:

Apenas a sentença I é falsa.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas a sentença II é falsa.
De acordo com Masetto (2003), existem várias metodologias de ensino que se aplicam à melhoria da qualidade da aprendizagem dos conteúdos ensinados nas universidades ou em outras escolas. Dentre elas, podemos destacar duas: a Metodologia de ensino por pesquisa e a Metodologia de Ensino por projeto. Sobre essas duas metodologias, julgue as afirmativas abaixo:

I - Na Metodologia de Ensino por Pesquisa o aluno é levado a relacionar teoria com prática, a promover a integração dos componentes curriculares e a caminhar rumo a uma atitude interdisciplinar.
II - A Metodologia de Ensino por Pesquisa tem como objetivo contribuir para um ensino-aprendizagem consistente e motivador.
III - A Metodologia de Ensino por Projeto permite o desenvolvimento de várias aprendizagens, tais como: a iniciativa na busca de informações e sua consequente seleção, organização, análise e correlação dos dados e informações; a elaboração de inferências, o levantamento de hipóteses e as respectivas checagens, comprovação, reformulação e conclusão.
IV - A Metodologia de Ensino por Projeto habilita o aluno a elaborar relatórios científicos e comunicar os resultados obtidos, por escrito ou oralmente, com clareza e ordem.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Todas as sentenças são falsas.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.
A Resolução no 1.010 de 22 de agosto de 2005 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ? CONFEA estabelece normas que flexibilizam a atribuição de títulos profissionais, atividades e competências no âmbito da atuação profissional. De acordo com essa resolução, analise os itens abaixo:

I - Atribuição profissional: capacidade de utilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades em campos profissionais específicos, obedecendo a padrões de qualidade e produtividade.
II - Título profissional: processo de aquisição de competências e habilidades para o exercício responsável da profissão.
III - Atividade profissional: ação característica da profissão, exercida regularmente
IV - Campo de atuação profissional: área em que o profissional exerce sua profissão, em função de competências adquiridas na sua formação.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas a sentença I é verdadeira.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas a sentença I é falsa.

A estrutura de um projeto de engenharia pode ser dividida em dez etapas. Aquela na qual é feito o teste de todos os recursos envolvidos no projeto e a validação do processo é a:


Sétima etapa – estudo da viabilidade – documentar a solução.


Quinta etapa – estudo da viabilidade – analisar cada solução potencial.


Décima etapa – verificar e avaliar.


Sexta etapa – estudo da viabilidade – escolher a melhor solução.


Terceira etapa – identificar limitações e critérios de sucesso.